A 12ª edição do Grande Prémio de Atletismo da Palhaça realizou-se no passado domingo contando com cerca de meio milhar de atletas, desde os miúdos aos graúdos.
Com organização da ADREP, a prova contou com uma forte componente competitiva sobretudo no escalão de seniores masculinos. A vitória ficou nas mãos do queniano Asbel Kipsang que terminou a prova em 23.26 minutos. Kipsang foi seguido pelo seu compatriota, Robert Kiplagat, que cortou a meta em 23.55 minutos. O pódio apenas teve uma presença portuguesa sendo que o mais rápido a alcançar os quenianos foi Hugo Almeida (CCSJM), um dos atletas mais regulares nas provas de estrada do distrito, que terminou em 24.06 minutos.
No setor feminino, o ouro ficou nas mãos de uma atleta da casa, Carla Martinho (Adercus) que foi a melhor e terminou a prova em 27.45 minutos. Clarisse Cruz, atleta residente no distrito, mas representante do Sporting CP ficou no 2º lugar do pódio (28.18). O 3º lugar foi ocupado por mais uma atleta da Adercus, Joana Nunes que cruzou a linha de meta com 28.30 minutos.
Os escalões mais jovens contaram essencialmente com atletas do distrito aveirense.
No fim houve lugar para uma homenagem à atleta Anália Rosa, madrinha da prova, e uma dedicatória a Filipe Pedro, um dos treinadores da equipa, que devido a um problema de saúde súbito se encontra hospitalizado.