No próximo dia 28 de novembro, Vale de Cambra, receberá o Campeonato Nacional de Corta-Mato. Será no Parque Eduardo Coelho, entre os rios Caima e Vigues, que decorrerá uma prova para todos os escalões. Será o último momento de observação para os Campeonatos da Europa de Corta-Mato, que se realizarão duas semanas depois na República da Irlanda (Dublin).
Para além de prova de observação, a competição servirá de apuramento para as Taças dos Clubes Campeões Europeus de Corta-Mato que se realizarão na pista de corta-mato do Jamor (Oeiras), no próximo ano. Para esta competição já estão apuradas as formações absolutas (masculina e feminina) do Sporting Clube de Portugal, vencedores dos Campeonatos de Portugal de Corta-Mato, distância longa, da época de 2020/2021, que este ano se realizaram no Seixal. Em Vale de Cambra serão apuradas para a Taça dos Clubes Campeões Europeus as equipas campeãs de Portugal ou as vice-campeãs, caso o triunfo venha a ser obtido, de novo, pelas equipas campeãs em 2020/2021. No caso do escalão sub’20, serão apuradas as duas primeiras equipas classificadas (masculinos e femininos), o mesmo acontecendo na estafeta mista, que também apurará as duas primeiras equipas dos Campeonatos de Portugal.
Estes Campeonatos, terão transmissão direta na RTP 2, e Vale de Cambra receberá a Exposição do Centenário da Federação Portuguesa de Atletismo, que transitará de Lisboa, sendo a primeira etapa do seu périplo pelo território português.