Carla Martinho do Recreio de Águeda é uma das atletas mais conhecidas no distrito de Aveiro. O palmarés fala por si, continua ano após ano a “colecionar” títulos regionais, somando ainda boas prestações nos Campeonatos Nacionais e com diversas chamadas à seleção nacional.
A atleta da Palhaça, Oliveira do Bairro, que considera ter sido esta uma das suas melhores épocas de sempre, com pódios coletivos em corta mato e estrada, conseguiu ainda bater o seu recorde pessoal na Meia Maratona. Em relação à Maratona, a capitã das meninas dos galos de Botareu, revela bem a sua forma de estar no atletismo, só tentará os 42 km quando tiver tempo para treinar. Uma campeã, para quem o tempo parece não passar e que sente uma forte paixão pelo atletismo.
AAA - Um época positiva, bons resultados e chamadas à seleção nacional?
CM - Foi uma época muito positiva com bons resultados tanto no coletivo como individual, e 2 chamadas à seleção para o europeu e mundial na corrida de montanha. Naquela que terá sido provavelmente a minha melhor época, acho que posso considerar muito positiva.
- O que destaca dos resultados que alcançou?
- Penso que posso dizer que foi mesma uma das minhas melhores épocas, tanto a nível nacional como distrital fui sexta no nacional de estrada, nona no nacional cross longo, sexta no nacional de cross curto e segunda no nacional de corrida de montanha, contribuindo assim para o excelente resultado coletivo. Fui também campeã distrital de estrada, cross longo e crosse curto. Representei a seleção nacional no europeu e mundial em corrida de montanha onde obtive um dos meus melhores resultados tanto a nível individual como coletivo. Aos 40 anos bati o meu recorde pessoal á meia maratona com o tempo de 1H15M45S.
- Os títulos coletivos de Vice-Campeã Nacional coletivos foram uma das grandes conquistas da sua carreira?
-São títulos sempre importantes, ainda mais quando estamos a representar um novo clube que não tinha atletismo. Foram grandes conquistas coletivas que engrandecem o nosso currículo.
- A Carla Martinho bateu este ano o recorde pessoal na Meia Maratona, não ambiciona “atacar” a distancia mais longa, para tentar bons resultados nos 42 km?
-Já pensei na Maratona, mas para fazer uma maratona em bom plano precisamos de tempo para treinar e descansar e falta-me esse tempo. Conciliar trabalho com treino normal já é difícil quanto mais treinar para a maratona, eu para fazer a maratona tinha de ter certeza que iria lutar por um bom tempo.
- A Carla Martinho continua a alcançar bons resultados na Montanha, gosta de percursos mais difíceis?
-Este ano tive bons resultados nos dois percursos, tanto no sempre a subir, como no soube e desce acho que quando estamos a treinar bem fica mais fácil ter bons resultados seja difícil ou mais fácil o percurso. O trabalho é o principal aliado dos bons resultados.
- A Carla Martinho é um nome referência no atletismo aveirense, o que sente por isso?
- Se a “Carla Martinho” for mesmo um nome de referencia é um orgulho para mim, espero servir como exemplo para os mais novos. Ser atleta não é fácil temos de ter muita força de vontade de vencer, mas para “vencer” meninos é preciso muito trabalho e dedicação.
- A sua filha já corre, curiosamente no primeiro clube da Carla, a ADREP, teremos uma nova Campeã na família?
-Não sei se vai ser campeã, objetivo é que faça desporto e acima de tudo se divirta.
- A mudança da ADERCUS para o Águeda foi apenas de emblema, as vitórias continuaram?
- Sim, só mudaram as cores os objetivos das atletas e treinador foram os mesmos lutar sempre por bons resultados tanto no individual como coletivo.
- O Recreio de Águeda está a crescer muito, pode tornar-se num clube referência na modalidade?
- Penso que nesta altura o Recreio Desportivo de Águeda já é uma referência fomos vice-campeãs nacionais na estrada, no cross longo, no crosse curto e campeãs nacionais na corrida de montanha. Alguns atletas nos pódios nacionais e outras tantas atletas a serem chamadas à seleção nacional e isso faz do Recreio de Águeda uma referencia.
- Que opinião tem sobre um dos grandes valores do clube, a Beatriz?
-Uma miúda muito dedicada, trabalhadora, penso que a Beatriz tem tudo para ser uma grande atleta. Os resultados começam a demonstrar que estamos perante um valor certo de futuro.
- Com 40 anos a Carla Martinho continua em grande, qual o segredo desta longevidade?
- O segredo? Gostar de atletismo, trabalhar muito. É importante fazer o que se gosta, caso contrário andamos contrariados. Este desporto é a minha vida, não me imagino sem o “meu” atletismo.
- Que objetivos para a próxima época?
- Aos 40 anos os objetivos são sempre a curto prazo, mas é sempre tentar melhorar e tentar dignificar as cores do meu clube. Gosto de andar sempre no limite, tentar superar-me ao máximo, tudo o que possa conseguir será sempre bom, pois sei o que passo e o que faço para chegar aos resultados.
Conhecer melhor Carla Martinho
- Livro: O sorriso é das estrelas
- Tempos livres: Estar com as pessoas que gosto
- Prato preferido: Arroz de peixe.
- Carne/ peixe? Peixe.
- Local preferido: Gerês.
- Mar ou campo? Campo.
- Ídolos: As pessoas que conseguem concretizar os seus objetivos com trabalho.
- Música preferida: Gosto de ouvir todo o género de música.
- Filme preferido: Em busca de um milagre.
- Indispensável: Uns ténis, calções, top e o telemóvel.