No ranking das 100 melhores do mundo de 2016 nas listas da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF), nas disciplinas olímpicas, em mulheres, constam 17 portuguesas com Patrícia Mamona na sétima posição. Neste top 100 está Cátia Azevedo, atleta do Sporting Clube de Portugal, que iniciou a prática da modalidade no Núcleo de Atletismo de Cucujães.
A atleta oliveirense foi 31ª classificada nos 400 metros dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, depois de concluir a sexta série da ronda de eliminatórias na quarta posição, com 52.38 segundos, marca que é a sua segunda melhor de todos os tempos, logo a seguir ao seu recorde nacional de 51.63 segundos. Com 22 anos de idade, Cátia Azevedo foi a primeira mulher portuguesa a participar nos 400 metros dos Jogos Olímpicos.
Um ano marcante para Cátia Azevedo que bateu o recorde de Portugal dos 400 metros no Meeting de Madrid com a marca de 51:63, retirando 29 centésimos de segundo ao anterior record nacional que vigorava desde 1999. Com este tempo conseguiu a sexta melhor marca europeia do ano.
Um valor do atletismo português que saiu do distrito de Aveiro.
Parabéns ao Núcleo de Atletismo de Cucujães e à Cátia Azevedo.