O Plano de Atividades e Orçamento para 2016 da Associação de Atletismo foi aprovado por unanimidade em Assembleia Geral.
No referido documento a direção compromete-se “a melhorar as condições de trabalho dos atletas e juízes, mantendo o espírito de cooperação com as entidades oficiais, no sentido de obtenção de parcerias para o desenvolvimento da modalidade”.
A direção sublinha, em mensagem introdutória, a “aposta na valorização do quadro competitivo, disponibilizando e melhorando as infraestruturas existentes”.
Segundo a direção encabeçada por Mário Cordeiro, “a abertura da Pista do Estádio Municipal de Vagos resultou numa mais-valia para a modalidade, possibilitando a progressão da performance dos atletas do distrito”, pelo que será naquela infraestrutura que se realizarão as competições mais importantes do calendário competitivo.
Para 2016, a direção da AAA perspetiva a inauguração do Centro de Treinos de Cucujães, no concelho de Oliveira de Azeméis, uma infraestrutura composta de uma reta de 130 metros, setor de salto em altura, salto com vara, lançamentos curtos e longos, caixa de saltos de comprimento e triplo.
No presente ano, a direção, juntamente com o seu corpo técnico, irá reforçar com material desportivo as zonas de treino existentes em Vagos, Aveiro, Lourosa, Cucujães, S. João da Madeira e alguns clubes com formação que não estão inseridos nestas zonas.
Assegurar a promoção dos atletas e dos clubes filiados é uma das preocupações da associação.
As parcerias com Porto e Coimbra para a realização de campeonatos distritais serão para manter, garante a direção na mesma mensagem. Além disso, a direção tenciona continuar a receber as competições nacionais colocadas pela Federação Portuguesa de Atletismo, além de acompanhar os jovens promessas em ações de formação de nível distrital e nacional. A AAA garante ainda condições de trabalho adequadas aos atletas, para que sejam “um incentivo para alcançar os pódios nacionais e internacionais”.
O Plano de Atividades para a temporada 2015/2016 prevê a realização de um total de 110 competições no distrito de Aveiro, incluindo 29 provas organizadas por clubes filiados. Além disso, a AAA tem previsto para a presente temporada a realização de diversos estágios e concentrações técnicas, formações técnicas e formações de dirigentes.
Quanto a investimento desportivo, a direção da Associação de Atletismo de Aveiro, dentro das dotações disponíveis, irá procurar promover os seguintes projetos: apoio aos clubes filiados (1.900 euros), promoção e desenvolvimento da modalidade (800 euros), apetrechamento de pistas/aquisição de material desportivo (4.500 euros), concentrações e estágios (850 euros), programa de formação (1.500 euros).
A Associação de Atletismo de Aveiro não deixará ainda de monitorizar os projetos de apoio e incentivos que venham a ser disponibilizados pelas entidades gestoras, candidatando-se a verbas disponíveis para promoção da modalidade.