Notícias

Luís Silva, um aveirense que vai correr a Macau

21/11/2012

Esta é a história de um atleta aveirense que vai tentar, pela segunda vez, correr a Maratona de Macau. Tentar pela segunda vez? questiona o leitor. É verdade, mas já lá vamos à razão que justifica a frase.

Luís Silva é um atleta que veste a camisola da ADERCUS. Treinado pelo consagrado técnico Ricardo Tavares, este maratonista faz parte de um restrito lote de quatro portugueses, entre cerca de 4 mil participantes, que no próximo dia 2 de Dezembro irão dar o seu melhor na famosa quanto paradisíaca Maratona de Macau, cujas inscrições estão fechadas há mais de três meses.

“Parto no dia 26 de Novembro para correr no dia 2, às 5 horas da manhã. Qual o meu objectivo? Fazer a minha melhor marca pessoal!”

Seriam sensivelmente 23h 20m quando esta breve conversa teve lugar. Luís Silva, empregado de armazém, estava a chegar a casa depois de mais um dia de trabalho. Aos 37 anos de idade vai a Macau, a convite da Federação Portuguesa de Atletismo por ter ficado entre os cinco melhores maratonistas nacionais no ano de 2011.

“Todos os dias treino da parte da manhã e, várias vezes, no final do dia. Já fiz algumas provas muito boas, como o segundo lugar geral na maratona do Porto, há quatro anos, ou as 2h 19m que fiz logo na estreia. Também no Circuito Nacional da Milha fiquei em 5.º lugar. Em 2010, conquistei outro 2.º lugar, mas na Maratona de Badajoz. Enfim, faço o que posso e consigo”, afirmou o maratonista.

Na verdade, Luís Silva faz… muito e bem. Em Dezembro Aveiro estará, certamente, bem representado por este atleta empenhado e dedicado. A Associação de Atletismo de Aveiro só se pode orgulhar em ter maratonistas como Luís Silva.

A terminar, aqui vai a justificação prometida no início do texto. Luís Silva já esteve para ir a Macau o ano passado. Estava preparado e tinha tudo pronto. O azar bateu-lhe à porta: lesionou-se na véspera de partir. Mas depois da tempestade, há sempre lugar à bonança: boa sorte, Luís! 

Apoios