Sónia Tavares foi convocada para representar a seleção nacional que irá participar na 1.ª Liga do IV Campeonato da Europa de Equipas, que terá lugar na cidade irlandesa de Dublin, nos próximos dias 22 e 23 de junho.
A atleta do Beira-Mar, que integra o lote composto por 44 selecionados, surge como a única aveirense que transporta, consigo, a bandeira da Associação de Atletismo de Aveiro. A atleta esteve ontem num treino conjunto no Complexo Desportivo do Jamor organizado pela Federação Portuguesa de Atletismo (ver foto).
Com presença garantida nas provas de 100, 200 e 4x100 metros, Sónia Tavares dará o seu importante contributo numa seleção nacional que competirá lado-a-lado com seleções de reconhecido valor como são a Bélgica, Bulgária, Estónia, Finlândia, Holanda, Irlanda, República Checa, Roménia, Suécia e Suiça.
“Reconhecimento internacional” – Mário Costa
Mário Costa, responsável pela secção de atletismo do Beira-Mar, comentou, para o site da Associação de Atletismo de Aveiro, a convocatória de Sónia Tavares.
“Trata-se do reconhecimento internacional da Sónia, pelo que entendo como perfeitamente normal esta convocatória. Ela tem participado em várias provas no estrangeiro, tem vindo num crescendo de forma, ainda que não tenha atingido o nível desejado. Isso, acredito eu, será alcançado lá para Agosto. Desse modo, não estou à espera de feitos extraordinários em Dublin.”
Relativamente à importância desta nova chamada de Sónia Tavares à seleção nacional portuguesa, o dirigente «auri-negro» classifica como uma mais-valia para o clube e para a própria Associação de Atletismo de Aveiro: “é importante no que respeita aos subsídios. Quanto mais atletas de alta competição tivermos no nosso distrito, mais dinheiro virá para o atletismo aveirense. A ideia subjacente à vinda da Sónia para o Beira-Mar é trazer mais atletas deste nível não só para o nosso clube, mas também para outros da associação.”
Mário Costa deixou, no final, uma confidência que partilhou com o nosso site. “Posso dizer que a Joma espanhola decidiu patrocinar a Sónia até às olimpíadas. É uma notícia que muito nos satisfaz e que sublinha o mérito desportivo que a nossa atleta tem e é reconhecido.”