Ontem, integrada nas comemorações da Festa do Leitão realizou-se a 1ª Corrida e Caminhada Solidária em Águeda. Este evento foi mais um exemplo em que o desporto e a solidariedade estiveram lado a lado.
Numa organização conjunta de associações da autarquia, empresas e clubes desportivos correu-se e caminhou-se por uma causa com o objetivo de reunir apoios para a CERCIAG - Cooperativa Para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas de Águeda.
Eram cerca de 10h da manhã quando foi dado o tiro de partida e arrancaram cerca de 200 atletas para completar um percurso de 8.900 metros. Além disso partiram também os caminhantes para um percurso de cerca de 5000 metros.
Quando o cronómetro marcava 27.16 minutos Ricardo Pereira (Loja do Atleta) cortou a meta. O atleta foi seguido por Luís Silva (Adercus) que terminou com 27.42 minutos e em terceiro lugar terminou Alberto Almeida (Revigrés) com 27.57 minutos. Porém, o terceiro atleta a ocupar o pódio no escalão de séniores foi Ricardo Gomes (Loja do Atleta) com 28.51 minutos.
No setor feminino, a atleta mais rápida foi Solange Jesus (Sporting CP) que concluiu o percurso em 31.26 minutos. Já Mónica Simões (Adercus) foi a segunda classificada e terminou a prova em 33.58 minutos. O último lugar do pódio foi ocupado por Débora Santos (SL Benfica) que cruzou a meta quando o relógio marcava 34.33 minutos.
No final da prova, para além dos habituais prémios aos primeiros 3 classificados de cada escalão, foi atribuído um prémio à associação mais solidária (com maior número de atletas) e ao atleta mais novo e mais velho da caminhada, prémios que distinguem esta de tantas outras provas.
A organização entregou à Cerciag um cheque no valor de 2700 euros, resultantes do valor das inscrições.